• contato@barbolani.com.br
  • (11) 98526-5766

Carta para todos que perderam alguém em 2020

blog-img

Carta para todos que perderam alguém em 2020
Para todos que perderam alguém em 2020:

Eu sei que dói quando alguém te fala que a pandemia foi uma oportunidade de nos fazer seres humanos melhores, porque uma oportunidade deve ser boa pra todo mundo e você não vê como oportunidade algo que levou quem você amasse embora.

Eu sei que foi difícil segurar a rotina e os afazeres depois de sua perda, principalmente quando ao entrar na internet tudo o que você via eram dicas para uma produtividade e alta performance no isolamento enquanto você só queria viver seu luto.

Eu sei que você não se importou com as lives, as dicas de produtividade e os vídeos motivacionais de quarentena quando a pessoa que você amava estava em internação, muito menos depois de seu falecimento.

Sei que dói não poder ritualizar a morte e ter por perto familiares e amigos para velar seu ente querido por conta do vírus; além de muitas vezes não poder ver essa pessoa pela última vez.
Sei que dói não poder abraçar e chorar no ombro de alguém e dizer que sente muita aquela perda.

Mas eu quero dizer que acolho sua dor.

E que os que não acolhem ou parecem não se importar não fazem isso por maldade, eles simplesmente vivem seus dias tentando serem melhores diante de um cenário tão caótico e esquecem daqueles que sofrem sua perda.
Existem aqueles que não sentem força para lidar com esse tipo de conteúdo. As pessoas tendem a fugir do que elas mais temem, fingir que não aconteceu.

Meu amor, tira essa amargura de quem não te mandou mensagem, de quem sumiu diante de tudo o que aconteceu. Entenda que as pessoas vivem níveis de consciência diferentes e de que infelizmente algumas pessoas só entendem quando passam por algo similar. Então saiba que eles não fazem por mal, é que normalmente a dor só é sentida por quem vive e não é todo mundo que consegue ter empatia e perceber a dor do outro se não viver a mesma coisa, principalmente em distanciamento social.

Gostaria que sentisse meu abraço, mesmo que de longe.
Quero dizer que acolho sua dor, seu luto, seu sofrimento e sua falta de perspectiva diante da sua perda.

Não, não engole o choro. Pode chorar, chore tudo o que tiver, porque dói!.
Não, talvez realmente não tenha sido melhor assim como dizem. Mas já foi, aconteceu e existem coisas na vida que são imutáveis.
Não, não será assim pra sempre. O luto é difícil, principalmente no começo, mas eu te garanto que no decorrer do tempo as coisas ficam mais fáceis. A dor libera espaço para a saudade e lembranças de momentos bons. Se permita sentir e viver o luto!

Te abraço.
Te acolho.
Te ouço se preciso for... e juro ficar em silêncio.
E depois de tudo, ao limpar as lágrimas e dar aquele soluço de final de choro, olhe para mim, sorria e diga que você está pronto para os próximos desafios e para todas as coisas boas que a vida lhe dará. Porque a única certeza na vida não é só a morte, mas também de que tudo passa.
Vai passar. Confie!
Eu confio no universo.
Eu confio EM VOCÊ!

Um beijo,
Psi. Dani Castelani
CRP: 06/131496