Você tem consumido e/ou produzido arte na sua vida? Já reparou o quanto a arte pode trazer benefícios no seu dia a dia?
Se você assim como eu precisa de músicas, filmes, exposições, séries, danças... para se tranquilizar, se animar ou se divertir, na prática você já sabe que a arte faz diferença na sua vida, talvez apenas não tenha parado para pensar sobre isso.
Eu ficaria muito feliz se todas as pessoas conseguissem achar pelo menos uma expressão artística que traz encantamento e prazer na vida. Mas para isso, precisamos cobrar as políticas públicas e defender os espaços do coletivo que nos propiciam esse contato com a arte. Não esqueçamos jamais disso hein?
Atualmente, já é comprovado que o contato com as artes e expressões criativas, pode trazer melhorias significativas na saúde mental e física.
E você pode melhorar a sua saúde mental e física com a arte também. Nas práticas do dia a dia, se for difícil se expressar com algo por falta de ânimo ou tempo, comece apenas consumindo, sem precisar se expor e/ou se expressar – assistindo filmes, séries, documentários, animações ou ouvindo músicas. Aos poucos, conforme a necessidade e o desejo, comece a participar ativamente de algo que estimule o processo de criação e com o tempo inclua isso na sua rotina. Você pode pintar, desenhar, esculpir com argila, fazer recortes e colagens, produzir uma coreografia, dançar, escrever um texto, uma poesia, uma crônica e etc.
Pude contribuir com uma matéria sobre a contribuição da arteterapia para a saúde mental e física para o jornal
O Tempo. Você pode conferir a matéria completa no link abaixo:
https://www.otempo.com.br/entretenimento/2025/1/24/produzir-arte-e-terapeutico-e-pode-trazer-beneficios-para-a-saude-mental-e-fisica
Nunca deixe de buscar ajuda profissional se estiver passando por alguma situação ruim ou algum desconforto ou sintoma emocional. Se falar for difícil para você, saiba que
existem inúmeras ferramentas que podem te ajudar a se expressar e se livrar de emoções difíceis, como por exemplo a Arteterapia.
E aí, já pensou em tirar nem que seja cinco minutinhos na sua rotina para incluir arte?
Que tal pensar em algo para amanhã?
Beijo,
Psi. Dani Castelani