• contato@barbolani.com.br
  • (11) 98526-5766

Sobre ser filho de pais narcisistas...

blog-img

Sobre ser filho de pais narcisistas...
 
Muitas pessoas já conhecem o mito grego de Narciso e com base nesse mito, conseguem identificar pessoas “narcisistas” conforme algumas características.

O que muita gente não sabe, é que dentro do DSM (Manual de Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais) existe o TPN – Transtorno de Personalidade Narcisista, que é um transtorno de personalidade que se caracteriza por um padrão generalizado de grandiosidade, necessidade de adulação e falta de empatia.

Lembremos que não devemos rotular e estereotipar pessoas por aí através de características e comportamentos; somente um profissional especializado poderá realizar o diagnóstico desse transtorno.

Conviver com alguém com TPN é extremamente complicado. Apesar de sabermos que o indivíduo que tem desse transtorno sofre, também sabemos que as pessoas que convivem com essas pessoas também sofrem muito – principalmente os familiares.

Hoje, quero explanar um pouquinho a respeito dos filhos de pais narcisistas, visto a dificuldade que esses filhos têm de se colocar no mundo diante de uma relação parental que tende a desvalorizar os filhos para manter uma sensação de superioridade.

Pais narcisistas possuem uma grande necessidade de admiração. É característica do TPN a baixa autoestima, o que faz com que as pessoas que sofram de TPN tenham necessidade de serem admirados e amados, além de serem reféns das considerações positivas dos outros.
Quando sentem que falharam ou que não estão sendo admirados, tendem a responder com raiva ou desprezo: humilhando os filhos e os deixando para baixo para se sentirem superiores. Também costumam ser violentos e se afastarem quando os filhos não fazem aquilo que eles acham certo; deixando-os com o sentimento de culpa por terem desagradado seus pais.

Assim, pais narcisistas podem:
  • - Sempre querer estar melhor dos que os filhos;
  • - Não encorajar os filhos a crescerem na vida para não se sentirem inferiores;
  • - Boicotar a independência dos filhos;
  • - Nunca elogiar e sempre criticar e apontar defeitos para se sentir melhor;
  • - Demonstrar inveja diante das conquistas dos filhos;
  • - Usar os filhos para promover seus próprios interesses;
  • - Serem agressivos quando contrariados pelos filhos (sejam crianças, adolescentes ou adultos);
  • -  Humilhar os filhos na frente dos outros;
  • - Castigar os filhos todas as vezes que são contrariados ou discordados;

Os filhos de pais narcisistas tendem a:
  • - Sentir culpa por não serem bons o suficiente (pois os pais indicam que esses filhos nunca são bons);
  • - Responder as expectativas dos pais para serem admirados (mesmo que seja fazendo coisas que eles não querem ou até não suportam);
  • - Terem dificuldades de crescimento – se sentirem inferiores, estúpidos, feios, inúteis e etc – e eles mesmos se boicotaram diante de qualquer conquista (pois sabem que os pais irão lhe tratar mal ao verem seu crescimento);
  • - Terem relacionamentos tóxicos e abusivos com os outros (pois foi o único tipo de relação que tiveram na vida);
  • - Se sentirem responsáveis pelo humor dos pais e querer sempre alegrá-los;
  • - Outros.

Alguns teóricos afirmam que pais narcisistas são incapazes de amar e as crianças criadas por pais narcisistas, ao perceberem isso, crescem com a sensação de que nunca serão capazes de agradá-los mas ainda assim continuam incansavelmente tentando.

É imprescindível buscar ajuda profissional quando se cresce com pais narcisistas para que se tenha autoestima, autoconfiança, sensação de pertencimento no mundo, de poder amar e ser amado e de poder conquistar coisas sem culpa.

Infelizmente os pais narcisistas possuem domínio enquanto os filhos ainda são crianças e dependentes.
Todas as vezes em que essas crianças buscam apoio e encorajamento dos seus pais, eles lhe dizem que não vai dar certo e apenas os apoiam quando se diz respeito a algo que possam usar para se exibirem para os outros, como por exemplo: ter um filho que é o melhor jogador da turma para exibir tal coisa num jantar com os amigos – lembrando que na visão desses pais; os filhos nunca podem alcançar algo que seja maior do que eles.

Conforme os filhos vão crescendo e automaticamente adquirindo autonomia na vida, começa um ciclo de conflitos e desavenças, pois esses filhos não são mais “posse” desses pais. Neste contexto, os pais tentam sabotar deliberadamente o senso de valor pessoal dos seus filhos, colocando-os para baixo e mantendo baixa a autoestima desses filhos, a fim de controla-los.

Pessoas criadas por pais narcisistas têm muita dificuldade de se enxergar de forma realista.
Qualquer profissional que lhe dê ferramentas e instrumentos para que essa pessoa se fortaleça e desenvolva autoestima e confiança, é fundamental.


Se você conhece alguém que passa por dificuldades parecidas, incentive a buscar ajuda.

Se percebe que alguém tem TPN (Transtorno de Personalidade Narcisista), também incentive a buscar ajuda. É muito difícil que uma pessoa narcisista tenha uma real percepção de que sofre e é muito comum que pessoas que desenvolvam esse transtorno tenham vivido muito sofrimento na infância e/ou ausências de cuidados iniciais. Identificar esses sofrimentos iniciais e ressignificar sua jornada pode ajudar muito no tratamento desse transtorno.


Dúvidas, fico à disposição.
Um beijo,
Psi. Daniele Castelani


Obs: Não se trata apenas de pai e mãe e sim dos “cuidadores” desses indivíduos, ou seja, pode ser avós, tios, padrinhos ou qualquer pessoa responsável por cuidar da criança.